Home
Mediação
Arbitragem
Cláusula Arbitral
Artigos e Juris.
Regulamento
Legislação
Contato
Informações

ARBITRAGEM 

             A arbitragem se caracteriza pela autonomia de vontade das partes, ou seja, tem como principal característica a atuação da instituição dentro daquilo que as partes convencionarem, de forma pacífica, célere e menos onerosa, evitando-se o conflito, pela tentativa inicial de conciliação, e, não havendo consenso, instituindo o juízo arbitral, com especialistas da confiança de todos.

             A arbitragem tem início com a inserção prévia nos contratos da Cláusula Compromissória ou, após o contrato já em vigência e havendo concordância das partes, com a instituição do Compromisso Arbitral.

             VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA ARBITRAGEM 

-         Sigilo: diferentemente do poder público, os processos não podem ser levados ao conhecimento público sem autorização das partes.

-         Celeridade: caso as partes não estipulem o prazo, determina a lei que será no máximo de 6 meses (art. 23 da lei 9307/96).

-         Economia: os valores cobrados pela CAMESP referentes aos procedimentos e honorários dos árbitros e assistentes são menores do que os cobrados pelo poder judiciário, havendo melhor relação custo benefício.

-         Informalidade: os processos não são burocráticos, sendo o ambiente dinâmico e flexível, onde as partes se sentem totalmente a vontade.

-         Autonomia da vontade das partes: ocorre uma participação direta com as partes na solução da demanda, uma vez que podem escolher o procedimento arbitral, os árbitros e como será conduzido todo o trâmite, inclusive o seu alcance.

-         Especialistas: na arbitragem e na mediação só atuam especialistas na matéria tratada, conduzindo o procedimento com precisão e conhecimento.


               VANTANGENS PARA OS ADVOGADOS

-         as partes podem e devem se fazer acompanhar de seus Advogados, gerando com isso nova frente de trabalho;

-         Percepção mais célere dos honorários;

-         Admissão de todas as prova admissíveis em direito;

-         No caso da parte estar desacompanhada de Advogado a CAMESP disponibiliza de profissionais para representação perante a instituição.

                VANTAGENS DA ARBITRAGEM PARA A SOCIEDADE

-         novo campo de trabalho para profissionais de todas as áreas;

-         maior eficácia e rapidez nos resultados;

-         diminuição do volume dos processos do Poder Judiciário;

-         redução no custo financeiro e do desgaste emocional;

-         continuidade dos relacionamentos, não havendo entre as partes todo o desgaste físico e psicológico de uma demanda judicial.





































Top